Blog

Por que as empresas de TI catarinenses querem estender o home office?

Em post anterior, anunciávamos que a adoção do trabalho remoto pelas empresas de tecnologia, imposta pela pandemia do COVID-19, logo mostraria-se lucrativa para as empresas. Mostramos também as co…

Trabalho Feminino no Setor de TI

É amplamente difundida, entre as pessoas que trabalham com TI, a história de Ada Lovelace, a primeira programadora da história. São muitos os textos que ressaltam seu pioneirismo e importância ao…

DENÚNCIA: Involves demite 30% de seus funcionários

A Involves anunciou na última semana o desligamento de mais de 80 pessoas, número que corresponde a 30% de seu quadro funcional. A empresa é uma startup de Florianópolis que desenvolve soluções …

Startups e demissões em massa: uma história que se repete

É comum vermos nas revistas de negócios, ou mesmo em matérias jornalísticas para o público em geral, o “case de sucesso” de uma startup. Uma pequena empresa de garagem, fundada por jovens empreen…

Rotatividade no Setor de Tecnologia: uma forma de reduzir salários

A rotatividade da força de trabalho é um dos dados importantes para o mercado de trabalho. Ao se atentar para o ritmo de contratação e demissão realizadas pelos empresários, a análise da rotati…

Stone Pagamentos: Um Exemplo De Crueldade

Vivemos um momento em que a sociedade deveria estar focada em preservar a vida dos trabalhadores e seus familiares no combate ao COVID-19. No entanto, a lógica do lucro impera e os proprietários das…

LIVE: Pandemia e Trabalhadores de TI

QUANDO: Quarta-feira, 20/05 das 19:30 às 20:30 https://youtu.be/LV30bXj3AFA O Infoproletários convida a todos para refletir sobre a pandemia e os trabalhadores de tecnologia.Qual a gravidade…

Denúncia: Stone Pagamentos
DENÚNCIA: Demissão em massa na Stone Pagamentos. 1300 pessoas sem emprego da noite para o dia.

Seguindo a infeliz tendência que tomou o setor de serviços, a Stone Pagamentos realizou nessa última terça-feira 12/05 a demissão de 1300 pessoas: a maior demissão até o momento no setor de tec…

Ilustração de multidão de pessoas segurando placas com pontos de interrogação e exclamação.
O que os sindicatos estão fazendo para ajudar o trabalhador de tecnologia em tempos de coronavírus?

Durante os últimos 2 meses, o Infoproletários vêm denunciando as medidas que governo e empresas adotam para, durante a crise do coronavírus, manter a saúde financeira das empresas às custas da s…

Mulher trabalhando concentrada no computador, usando 2 telas. Em sua mesa há papéis, caneca, canetas e um telefone.
O que espera o trabalhador de tecnologia demitido

O Brasil do Covid-19 é ainda mais hostil com os trabalhadores. Nestas últimas semanas, nós do Infoproletários veiculamos algumas notícias de demissões de trabalhadores de tecnologia. Elas afe…

Denúncia: Get Ninjas
DENÚNCIA: GetNinjas demite e reduz salários seguindo Bolsonaro

A GetNinjas colocou o lucro acima da vida dos trabalhadores durante a crise do Covid-19. Para garantir seus rendimentos, a empresa seguiu as medidas provisórias de Bolsonaro para diminuir salários e…

Denúncia: Gympass
DENÚNCIA: GIGANTE DA TECNOLOGIA, GYMPASS, DEMITE UM TERÇO DOS TRABALHADORES

A startup multinacional Gympass demitiu um terço dos seus trabalhadores em 3 de abril de 2020 como uma “medida necessária” para enfrentar as perdas causadas pela crise do coronavírus.  …

Ambiente de escritório com diversas mesas vazias e monitores desligados.
Garantia de Salário e Emprego na crise do COVID-19

Mesmo em meio a pandemia, o governo Bolsonaro avança contra os direitos dos trabalhadores e dos mais pobres para proteger os interesses dos empresários. Muitos destes só estão preocupados em mante…

Coronavírus no Brasil: quando o lucro vale mais do que a vida

Bolsonaro e empresários de T.I. defendem fim do isolamento antes mesmo do pico de transmissão da doença e colocam milhões de vidas em risco. Os efeitos do pronunciamento macabro de Bolsonaro em…

Ampola com coleta de sangue onde há uma etiqueta indicando resultado positivo para Corona VIrus
Bolsonaro propaga a morte para garantir o lucro dos empresários

Bolsonaro propaga a morte de nossos familiares e quer que trabalhadores entreguem suas vidas para garantir o lucro dos empresários.O presidente Bolsonaro continua seu plano de acabar com os trabalhad…

Bolsonaro em uma entrevista, com dificuldades de colocar uma mascara cirurgica descartavel em seu rosto.
MP 927: Sem o pior, sobrou todo o horrível

Bolsonaro revogou sua própria decisão de permitir suspensão de contratos, mas ainda há cortes de salários e abusos na MP. A Medida Provisória 927 que o presidente Jair Bolsonaro assinou n…

Punho fechado, em sinal de protesto.
Orientações: a luta é pela vida dos trabalhadores

Entenda a necessidade do isolamento imediatoA COVID-19 é um vírus novo para humanidade, e seu grande problema é que se espalha rapidamente de pessoa para pessoa. Apesar da baixa mortalidade na popu…

Home office montado no quarto pequeno e mal iluminado, sem estrutura adequada. O computador está sobre uma mesa com diversos livros e outros itens ocupando todo o espaço. Grudada à mesa uma cama de solteiro
Home Office – Como o capitalismo transforma uma necessidade em perdas de direito e mais exploração

Mais gastos, menos salário.

Imagem artística do Covid-19
Covid-19 escancara falta de direitos dos trabalhadores em tempos de crise

O subfinanciamento do SUS e as contrarreformas trabalhistas já definiram quem mais vai sofrer com a pandemia.

Descaso público com enchentes é um ataque contra a classe trabalhadora

Os trabalhadores precisam ter segurança no caminho para o trabalho e de volta para casa.

CENESP - Centro Empresarial de São Paulo, localizado na zona sul da cidade, concentra escritórios e fábricas de software.
Perspectivas para a organização da indústria de tecnologia

Por Jason Prado (@jasonpjason) em Technology and The Worker (#2) Um engenheiro de software sugere como podemos construir solidariedade entre trabalhadores de diferentes funções na indústria de t…

Trabalhores da Dataprev entraram em greve em defesa de seus empregos e contra a privatização

O governo Jair Bolsonaro, junto aos empresários, prepara mais um ataque aos trabalhadores. Dessa vez, o alvo é uma das principais empresas públicas de tecnologia, a DATAPREV. O ataque do governo co…

O fim da estabilidade nas empresas públicas diminuirá nossos salários e os serviços públicos.

A próxima contrarreforma de Bolsonaro afetará os funcionários públicos, que são as pessoas que trabalham para os trabalhadores, ou seja, para a população brasileira. Bolsonaro e Paulo Guedes…

Pessoas trabalhando na sede da Ustwo Games.
Prática anti-sindical na Ustwo Games

Texto publicado originalmente em Game Workers Unite.Traduzido por BH Viana O estúdio de jogos premiado no Bafta enfrentará um processo e uma campanha contra a culpabilização de ativista sin…

Trabalhadores de tecnologia precisam continuar a se organizar

Apesar de muitos terem salários altos, os trabalhadores de tecnologia são trabalhadores. E, como qualquer outro tipo de trabalhador, para defender seus interesses no trabalho, eles precisam se organ…

Seria o desenvolvedor de software um profissional com prazo de validade?

Dímitre Moita, Psicólogo, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Há oito anos venho pesquisando a atividade de desenvolvedores de software, uma trajetória de pesquisa que…

SINDPD-SP não faz Assembleia desde 2018 e Dissídio garante Acordo Coletivo de Trabalho para 2019

O acordo coletivo de trabalho (ACT) 2018-2019 que trata dos direitos dos trabalhadores em Tecnologia, ficou nas mãos da justiça. Isso é o dissídio coletivo: quando não há acordo em livres negoci…

Mãos rasgando uma carteira de trabalho.
Reforma da Previdência, o que muda? Entenda porque o apocalipse se aproxima

Novas regras impostas pela reforma da previdência do governo Bolsonaro vão diminuir direitos e gerar caos

Os supostos hackers e o ministro ladrão

A divulgação feita pelo site The Intercept Brasil de mensagens trocadas via Telegram envolvendo figuras como o ministro da Justiça, ex-juiz federal Sérgio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol, re…

Pessoa encostando seu dedo indicador na carteira de trabalho.
Infocast 007 – Deforma da Previdência

Querem liquidar com o nosso futuro, como podemos resgata-lo? Neste episódio do podcast do Infoproletários conversamos com o economista do DIEESE Maurício Mulinari. Ele explica o que o projeto en…

DIA 15 É DIA DE PARALISAÇÃO NA EDUCAÇÃO

O governo Bolsonaro, através do Ministério da Educação anunciou o corte de 30% do Orçamento destinado para as Universidades federais, isso significa num curto prazo de tempo inviabilizar estudos …

Demissão em massa: Resultados Digitais demite 10% de seus funcionários

Na segunda feira passada, 68 trabalhadores foram demitidos da Resultados Digitais (RD), empresa de tecnologia de Florianópolis da área de marketing digital. A RD, mesmo sendo uma startup, figura ent…

Infocast 03 – O que é DevOps? Onde vivem, do que se alimentam, como se reproduzem?

Olá! Bem vindos ao terceiro episódio do Infocast, o podcast de política e tecnologia dos Infoproletários. Neste episódio vamos desvendar os mistérios sobre DevOps. Mas afinal, o que é DevOps?…

Infocast 02 – Reforma Trabalhista… E agora?

Olá! Bem vindos ao segundo episódio do Infocast, o podcast de política e tecnologia dos Infoproletários. A nova lei trabalhista entrou em vigor. Atos contra a reforma estão acontecendo em todo …

Infocast 01 – Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Olá! Bem vindos ao primeiro episódio do Infocast, o podcast de política e tecnologia dos Infoproletários. Em nossa estreia começamos com um assunto sério e que aflige grande parte dos trabalha…

Olá, mundo!

Começa hoje o site dos Infoproletários. Queremos transformar este espaço em um lugar onde a categoria se encontra para se informar, discutir, refletir e se organizar. Acompanhem nosso podcast, blog…