Perspectivas para a organização da indústria de tecnologia

Por Jason Prado (@jasonpjason) em Technology and The Worker (#2) Um engenheiro de software sugere como podemos construir solidariedade entre trabalhadores de diferentes funções na indústria de tecnologia sexta-feira, 30 de março de 2018 Quando alguém pensa em um trabalhador de tecnologia, a imagem que vem à mente provavelmente alguém de 20 e poucos anos ganhando um salário acima dos 10 mil. Mas a indústria não é homogênea de forma alguma. Muitos desenvolvedores de software Leia mais…

TRABALHADORES DA DATAPREV ENTRAM EM GREVE EM DEFESA DE SEUS EMPREGOS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO

O governo Jair Bolsonaro, junto aos empresários, prepara mais um ataque aos trabalhadores. Dessa vez, o alvo é uma das principais empresas públicas de tecnologia, a DATAPREV. O ataque do governo consistirá em impor para os trabalhadores um plano de demissão em massa, fechar 20 unidades e privatizar. A DATAPREV foi criada em 1974 com a finalidade de produzir soluções tecnológicas para a gestão pública e gerir de forma inteligente os dados do governo brasileiro. Leia mais…

O fim da estabilidade nas empresas públicas diminuirá nossos salários e os serviços públicos.

A próxima contrarreforma de Bolsonaro afetará os funcionários públicos, que são as pessoas que trabalham para os trabalhadores, ou seja, para a população brasileira. Bolsonaro e Paulo Guedes querem acabar com a estabilidade dos servidores públicos federais, estaduais e municipais com o que chamam de “reforma administrativa”. É o próximo assunto a ser tratado entre deputados no Congresso e depois no Senado. Nessa proposta, Bolsonaro quer que novos servidores públicos obtenham estabilidade no cargo apenas Leia mais…

Prática anti-sindical na Ustwo Games

Texto publicado originalmente em Game Workers Unite.Traduzido por BH Viana O estúdio de jogos premiado no Bafta enfrentará um processo e uma campanha contra a culpabilização de ativista sindical O estúdio de jogos por trás de Monument Valley e do recém-lançado Assemble with Care da Apple Arcade, vencedor de vários prêmios, demitiu um programador sênior depois que ele foi questionado pela gerência sobre suas atividades sindicais. A Ustwo negou-lhe a representação sindical em suas reuniões Leia mais…

Seria o desenvolvedor de software um profissional com prazo de validade?

Dímitre Moita, Psicólogo, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Há oito anos venho pesquisando a atividade de desenvolvedores de software, uma trajetória de pesquisa que se iniciou no meu trabalho de conclusão de curso em Psicologia, passou pelo mestrado, também em Psicologia, e agora é objeto de minha tese doutoral. Busquei ao longo desses anos compreender como se organiza a produção de software, qual a precariedade presente na atividade dos desenvolvedores e quais Leia mais…

SINDPD-SP não faz Assembleia desde 2018 e Dissídio garante Acordo Coletivo de Trabalho para 2019

O acordo coletivo de trabalho (ACT) 2018-2019 que trata dos direitos dos trabalhadores em Tecnologia, ficou nas mãos da justiça. Isso é o dissídio coletivo: quando não há acordo em livres negociações entre patrões e trabalhadores, a justiça do trabalho entra em cena e faz seu julgamento. Infelizmente, o Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia está distante da categoria. A categoria sequer debateu as pautas. Essa distância tem deixado como única possibilidade o dissídio. O que Leia mais…

Os supostos hackers e o ministro ladrão

A divulgação feita pelo site The Intercept Brasil de mensagens trocadas via Telegram envolvendo figuras como o ministro da Justiça, ex-juiz federal Sérgio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol, revelam uma série de ilegalidades cometidas nas condenações da Operação Lava Jato e põe a público o caráter parcial da justiça brasileira, ou seja, como ela é utilizada para perseguir politicamente determinados indivíduos. Em resposta aos vazamentos, os meios de comunicação como a Rede Globo e Leia mais…